Quais são as principais disciplinas do curso de administração?

29/03/2012 12:10

 

No curso de administração de empresas, existem diversas cadeiras das mais variadas ciências, passando desde as sociais, como no caso da sociologia e filosofia, passando pelas exatas como cálculos até as ciências sociais aplicadas, como o direito. Dentro deste universo de disciplinas, vou enumerar neste post as que você encontrará na grande maioria dos cursos de administração:

Metodologia da pesquisa:  Uma das principais disciplinas para os bacharelados, a metodologia da pesquisa vai lhe proporcionar competências tanto na realização de pesquisas académicas, como no reconhecimento de técnicas de padronizarão, dicas para elaboração de monografia/TCC, entre outros.

Teoria geral da administração:  Nesta disciplina você irá conhecer um panorama geral das principais teorias que norteiam a administração, desde os primeiros passos da administração com o trabalho e pesquisa de Taylor e Fayol, até as mais modernas teorias como o Learn Organization proposto por Senger, por exemplo.

Filosofia, antropologia, psicologia e sociologia: Disciplinas que nos preparam para o conhecimento da sociedade, sua cultura, suas relações e forma de pensar. Apesar de serem vistas com maus olhos pelos alunos dos primeiros períodos por sua pouca “praticidade”, são importantíssimas para a compreensão do mundo globalizado em que estão inseridas as empresas e seus funcionários.

Cálculo e Matemática financeira: Disciplinas que nos preparam para a compreensão da matemática necessária nos estudos da administração, finanças, contabilidade, precificação etc. Ajudam na ampliação de nossa visão das coisas, desenvolvendo nosso cérebro para novos conceitos que veremos no decorrer do curso.

Economia, contabilidade e finanças: Estas disciplinas nos permitem tanto observar o ambiente econômico que rodeia as organizações, como o desenvolvimento de competências para registrar dados financeiros, critica-los e transforma-los em informações úteis para a gestão financeira e estratégica da empresa. Nelas o aluno desenvolve habilidades de cálculo, elaboração de tabelas, gráficos e formas de tornar a informação mais clara e fácil de ser entendida pelos gestores de uma empresa.

Estatística e pesquisa operacional: Disciplina que vai proporcionar o desenvolvimento no registro, mensuração e análise de dados e seu uso prático para resolver problemas ligado às operações das empresas.

Direito: Dentro da administração, diversas cadeiras do direito são estudados, desde o direito empresarial, até o direito marítimo para cursos de comercio exterior, por exemplo. É uma disciplina importantíssima para a compreensão das relações empresariais, de trabalho, fiscais etc.

Recursos humanos: Disciplina que nos permite conhecer sistemas de gestão de pessoas, estudando desde o desenho de cargos, salários e benefícios, até os planos de contratação e retenção de funcionários. Passando também por teorias importantes da área, como a Teoria X e Y, a Teoria dos 2 fatores, por exemplo.

Marketing: Disciplina que estuda as necessidades de uma empresa, permitindo que o estudante adquira competências de análise de mercado, estratégias de preços, distribuição, propaganda, desenvolvimento de novos produtos, entre outros.

Comércio exterior: Disciplina que explica como funciona a sistemática ligada as transações internacionais, desde a burocracia envolvida, até as estratégias de entrada em mercados fora das fronteiras nacionais, instrumentos de movimentação de cargas, procedimentos em portos etc.

Organização, sistemas e métodos: Disciplina que permite aos estudantes desenvolverem competências no desenho, organização e métrica de métodos e operações dentro da organização, além de apresentar as principais ferramentas usadas nas operações da empresa.

Administração da produção: Esta disciplina proporciona ao aluno desenvolver  competências para organizar, gerir e controlar programas de produção, além da visão estratégica no desenvolvimento destes programas.

Administração Estratégica: Disciplina que desenvolve a competência para o desenvolvimento da estratégia empresarial da empresa, desde a análise das forças e fraquezas das empresas, até a análise dos cenários externos, escolha das estratégias, revisão dos planos, entre muitas outras competências.

Empreendedorismo e criação de novos negócios: Disciplinas que focam no desenvolvimento das competências no planejamento e execução de planos estratégicos para desenvolvimento de novos negócios. Geralmente é ministrado no final do curso de administração, uma vez que esta disciplina necessita do conhecimento das outras competências estudadas anteriormente, como marketing, finanças, administração estratégica, entre outras.

Estas são as disciplinas mais comuns na maioria dos cursos de administração. Neste post, fizemos um apanhado geral de matérias e o que o estudante pode esperar de cada uma delas. Mas é claro que isto pode variar de um curso para outro, dependendo da universidade.

E você, o que tem para acrescentar? Sua participação é muito importante para aumentarmos este guia, participe! Deixe seu comentário abaixo.

Voltar