Novos Artigos

A Liderança Resiliente

23/04/2016 10:50
Uma das competências mais requisitadas do momento para os profissionais de forma geral é a resiliência. Contudo, a liderança, mais do que nunca, precisa compreender a importância dessa competência e colocá-la em prática.   Ser líder tornou-se uma árdua tarefa nos últimos anos. O líder,...
Durante a Guerra do Vietnã, os bonzos, sacerdotes budistas, ateavam fogo às vestes em imolação pública de protesto contra a presença americana no território vietnamita. Anos após, Robert McNamara, à época Ministro da Defesa dos EUA, diria: “A coragem impassível daqueles bonzos em chamas foi uma das...
Com rápida expansão, os bolinhos de vó saem do Rio de Janeiro para o Brasil e, em breve, para o exterior Em 2007, durante o feriado de Páscoa, Alzira Ramos, aos 60 anos de idade, perdeu sua mãe. Triste por perder uma pessoa tão amada, Dona Alzira, como era conhecida, não conseguia ficar em casa...
Por Ernesto Berg.   Muito se fala sobre se a liderança pode ser aprendida, quem tem e quem não tem aptidão para ser líder, o que é um líder, quais suas características, e muitas outras questões que são dirigidas a mim nas palestras e cursos que ministro sobre esse tema. Os questionamentos têm...
O que você acha sobre aperfeiçoar o idioma inglês e ao mesmo tempo conhecer tudo sobre a área de negócios de uma das cidades mais incríveis do mundo? E tudo isso ainda curtindo as férias? Essa é a oportunidade que apresentamos à você! Além de viajar, você terá contato com diferentes culturas,...
Por Ernesto Berg Conheço pessoalmente alguns dos maiores empresários e executivos de nosso país. Um ponto em comum a quase todos eles reside na sua grande capacidade de comunicação, de saber vender ideias e, também, de ouvir às pessoas. Por igual, tenho visto essas mesmas características em bons...

Pronep, MedLar e Geriatrics são as empresas de Home Care mais admiradas no Rio de Janeiro

02/02/2012 15:06

 

 

Em sua segunda edição a pesquisa Empresas Mais Admiradas no Segmento de Home Care avaliou as prestadoras de Assistência Médico-Domiciliar atuantes no município do Rio de Janeiro.

PRONEP, MEDLAR E GERIATRICS foram eleitas as mais admiradas na opinião de 40% das operadoras de saúde respondentes da pesquisa.

Ao todo 19 empresas foram citadas no estudo, que contou com a participação de 23 operadoras de saúde, uma participação correspondente a 47,9% das 48 operadoras convidadas para o estudo.

Nessa edição a pesquisa também contou com coleta de dados por meio de contato telefônico com o propósito de apoiar a coleta pela web. Questão a ser destacada é o fato de que muitas operadoras realizam a gestão da assistência médico-domiciliar por intermédio de suas matrizes, localizadas em praças diferentes do Rio de Janeiro. Em todos os casos, a gestão é realizada por sedes localizadas em São Paulo.

O objetivo da pesquisa é reconhecer as empresas que mais de destacam para o desenvolvimento do setor no Brasil, que apresentam práticas administrativas e assistenciais consistentes e efetivas nessa modalidade de serviços e que acima de tudo são admiradas pelos compradores. Para isso, são apresentados aos participantes diferentes aspectos determinantes para uma relação efetiva entre a operadora de saúde e a prestadora do serviço. Entre eles se destacam o atendimento, a agilidade na apresentação do orçamento e na deshospitalização, a relação custo benefício e a satisfação do paciente, entre outros.

Para 78% dos respondentes o quesito satisfação do paciente é imprescindível na seleção de uma empresa de Home Care, já para 17% este quesito é muito importante. Acompanhado dele, a agilidade no orçamento e na desospitalização aparece como o segundo mais bem posicionado, para 74% dos respondentes é imprescindível que a empresa de Home Care responda com agilidade um orçamento para retirar o paciente do ambiente hospitalar.

Já os quesitos Acreditação e Especialidade em alguma área são menos importantes quando comparados aos demais. Para quase 40% dos respondentes a Acreditação é pouco importante para determinar a qualidade dos serviços de uma empresa de Home Care. Na avaliação da equipe Conexão os fluxos avaliados em um processo de acreditação estão mais apropriados para um hospital, sendo que a sua conquista no segmento de Home Care não traduz necessariamente em qualidade.

PRONEP, MEDLAR E GERIATRICS também foram reconhecidas em quesitos como Atendimento, Desospitalização, Especialidade em alguma área, demonstrando que estas empresas estão bem posicionadas no segmento e executam serviços com o nível de qualidade desejado pelos principais compradores do serviço.

Nessa edição a pesquisa alcançou um nível de participação inferior ao estudo da capital paulista, que atingiu 58% de participação dos convidados, frente a 48% do estudo carioca. Na avaliação do coordenador do estudo, Augusto Milioranza, o mercado de saúde não tem o hábito de responder pesquisas ou em muitos casos não participa, pois as pessoas dependem de autorização expressa dos respectivos superiores imediatos. “Precisamos criar o hábito de responder pesquisas, elas auxiliam a tomada de decisão dos executivos. No Rio, tivemos que mesclar a coleta por contato telefônico com a web para aumentar a participação”, completa.

O estudo também registrou a presença de empresas de Home Care com matriz em São Paulo atuando no Rio de Janeiro, como é o caso de Home Doctor, Hospitalar Santa Celina, MedLar e ProCare. Em todos os casos essas empresas mantêm unidades filiais.

Combinado com o fato de que algumas operadoras de saúde realizam o gerenciamento da assistência médico-domiciliar por intermédio de suas matrizes em São Paulo, pode-se concluir que a presença das prestadoras na cidade fluminense ocorreu pela oportunidade de a operadora convidá-la para atender usuários em outra praça.

O Conexão encerrou mais uma etapa da pesquisa. Minas Gerais será a próxima praça a ser pesquisada.

Leia o relatório completo a seguir. Mais informações fale conosco. CLIQUE AQUI