COMPROMETIMENTO DE COLABORADORES - É DIFERERNCIAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

18/09/2010 13:06

Vou comentar um pouco sobre comprometimento dos funcionários para com a empresa.

redesign.jpgComprometimento significa: ação ou ato de se comprometer; assumir compromissos; responsabilidades; dar garantia; empenhar-se.

A maioria das empresas busca por profissionais que se comprometam com ela. Talvez seja essa uma das maiores qualidades desejadas e esperadas em relação aos profissionais. Os que se disponham em "vestir a camisa da empresa". Muitas empresas reclamam desse aspecto, não encontram esses profissionais.

Na teoria ter funcionários comprometidos e empenhados em exercerem suas funções visando o crescimento e desenvolvimento da empresa, apresentando sugestões e idéias inovadoras, seria algo extraordinário. Mas na prática todos sabemos que não é bem assim que funciona. Acho muito pouco provável em virtude das diferenças existentes entre as pessoas, de suas necessidades e de seus objetivos. Diferenças de personalidade, atitudes, comportamento, educação, criação, objetivos, desejos, sonhos, empenho e o meio em que vivem.

Para que as empresas consigam um alto grau de comprometimento e dedicação de seus funcionários vai depender muito da qualidade de sues lideres, dos profissionais que compõe sua estrutura, do clima organizacional que é proporcionado para o exercício das funções de cada individuo, treinamento e das políticas praticadas pela empresa, como por exemplo, plano de carreira e salários, benefícios e outros processos adotados e oferecidos pelos Gestores e a área de Recursos Humanos.

engage2.gif Não podemos esquecer também da imagem e reputação que a empresa tem perante a sociedade, o mercado e das condições que oferece em relação à segurança e qualidade de vida que oferece a seus funcionários. Para que esse comprometimento ocorra é necessário que esta observe alguns fatores que poderão contribuir para que isso;

-Em relação às pessoas – Os lideres, gestores, gerentes devem possuir condutas que os transformem em exemplos para seus subordinados e transmitam firmeza e confiança.

-Ao trabalho – A empresa tem que disponibilizar condições e recursos favoráveis no clima organizacional para a realização das tarefas. Desenvolver meios e processos que facilitem as atividades diárias. É essencial que seus funcionários percebam o esforço por parte da empresa para melhorar tais condições.

-Remuneração, Benefícios – Particularmente eu acredito que um bom salário e bons benefícios não são suficientes para que a empresa consiga um alto grau de comprometimento de seus funcionários e reter seus talentos. Não ter política de cargos e salários onde possa proporcionar um desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa passa a ser desestimulante para todos.

-Reconhecimento – Reconhecer o bom desempenho de seus funcionários poderá ser um diferencial na motivação de sua equipe. Cabe as pessoas que exercem uma posição de comando exaltar as qualidades e parabenizar seus colaboradores pelo bom desempenho e execução de suas tarefas. Reconhecer o bom trabalho executado alegra, fortalece e gera autoconfiança, auto-estima das pessoas além de incentivar e motivar a sua equipe em busca de novos resultados.

-Oportunidades existentes – Os novos profissionais não estão dispostos a aceitar o comodismo e o conformismo na vida profissional. A empresa que espera comprometimento de seus colaboradores deverá adotar métodos que possam dar condições e perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Deverá estar bem claro e transparente que todos possuem chances iguais, que não há protecionismo interno, sem preconceito e principalmente sem politicagem para promover os amigos do superior. A empresa deve treinar e incentivar o estudo de seus colaboradores. Se necessário até investir nesse item.

-As práticas e políticas da empresa – Qual a imagem que sua empresa possui no mercado? Pelos consumidores? Pelos seus funcionários? Qual o reconhecimento que ela possui perante o circulo de relacionamento de seus componentes? Descubra e implante meios de encontrar essas respostas. Procure incentivar a diversidade na empresa (raça, sexo, cor, formação, cultura, religiosa, profissional etc..), isso com certeza contribui para um bom clima organizacional, para o desenvolvimento pessoal além de melhorar a imagem interna e externa da empresa.

-Quanto à qualidade de vida - Uma preocupação cada vez mais constante atualmente diz respeito ao desenvolvimento de mecanismos que possibilitem harmonizar os contextos da vida de uma pessoal (pessoal, familiar, afetivo, profissional, espiritual). É necessário desenvolver uma consciência coletiva interna de que o ser humano precisa estar integrado a um conjunto harmonioso de contextos que fazem parte de sua vida. As empresas desenvolvidas e bem sucedidas possuem em seus quadros Gestores que sabem que a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores estão ligadas a quatro dimensões: física, emocional, social e espiritual. É fundamental e essencial que se desenvolva condições internas para que seus colaboradores possam adquirir e expandir conhecimentos para aprender a lidar com essas dimensões.

0,,38075039,00.jpg Finalizando, precisamos estar conscientes e cientes de que os modelos tradicionais de gestão e técnicas de administração que foram usadas e vitoriosas do passado não são mais suficientes para garantir o sucesso das empresas. Não há fórmulas milagrosas e a gestão empresarial também não é ciência.

O grande desafio dos gestores atuais e os do futuro é encontrar métodos e processos ideais para conseguir o comprometimento e empenho de seus colaboradores em prol do crescimento e desenvolvimento da empresa.

 

nbsousa_2005@hotmail.com
COMPROMETIMENTO DE COLABORADORES-É DIFERERNCIAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA. de NBDESOUSA é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil.
Based on a work at nbdesousa.spaceblog.com.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://blogs.abril.com.br/admempresas