Novos Artigos

Por Ernesto Berg   Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge...
  Estudante de Administração fala sobre sua trajetória e seus objetivos para o futuro, confira abaixo.   Ângelo Vieira Jr, de 19 anos, é natural da cidade de Novo Oriente, cidade localizada no interior do estado do Ceará, um município pequeno com pouco mais de 27.000...

A Liderança Resiliente

23/04/2016 10:50
Uma das competências mais requisitadas do momento para os profissionais de forma geral é a resiliência. Contudo, a liderança, mais do que nunca, precisa compreender a importância dessa competência e colocá-la em prática.   Ser líder tornou-se uma árdua tarefa nos últimos anos. O líder,...
Durante a Guerra do Vietnã, os bonzos, sacerdotes budistas, ateavam fogo às vestes em imolação pública de protesto contra a presença americana no território vietnamita. Anos após, Robert McNamara, à época Ministro da Defesa dos EUA, diria: “A coragem impassível daqueles bonzos em chamas foi uma das...
Com rápida expansão, os bolinhos de vó saem do Rio de Janeiro para o Brasil e, em breve, para o exterior Em 2007, durante o feriado de Páscoa, Alzira Ramos, aos 60 anos de idade, perdeu sua mãe. Triste por perder uma pessoa tão amada, Dona Alzira, como era conhecida, não conseguia ficar em casa...
Por Ernesto Berg.   Muito se fala sobre se a liderança pode ser aprendida, quem tem e quem não tem aptidão para ser líder, o que é um líder, quais suas características, e muitas outras questões que são dirigidas a mim nas palestras e cursos que ministro sobre esse tema. Os questionamentos têm...

COMPROMETIMENTO DE COLABORADORES - É DIFERERNCIAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

18/09/2010 13:06

Vou comentar um pouco sobre comprometimento dos funcionários para com a empresa.

redesign.jpgComprometimento significa: ação ou ato de se comprometer; assumir compromissos; responsabilidades; dar garantia; empenhar-se.

A maioria das empresas busca por profissionais que se comprometam com ela. Talvez seja essa uma das maiores qualidades desejadas e esperadas em relação aos profissionais. Os que se disponham em "vestir a camisa da empresa". Muitas empresas reclamam desse aspecto, não encontram esses profissionais.

Na teoria ter funcionários comprometidos e empenhados em exercerem suas funções visando o crescimento e desenvolvimento da empresa, apresentando sugestões e idéias inovadoras, seria algo extraordinário. Mas na prática todos sabemos que não é bem assim que funciona. Acho muito pouco provável em virtude das diferenças existentes entre as pessoas, de suas necessidades e de seus objetivos. Diferenças de personalidade, atitudes, comportamento, educação, criação, objetivos, desejos, sonhos, empenho e o meio em que vivem.

Para que as empresas consigam um alto grau de comprometimento e dedicação de seus funcionários vai depender muito da qualidade de sues lideres, dos profissionais que compõe sua estrutura, do clima organizacional que é proporcionado para o exercício das funções de cada individuo, treinamento e das políticas praticadas pela empresa, como por exemplo, plano de carreira e salários, benefícios e outros processos adotados e oferecidos pelos Gestores e a área de Recursos Humanos.

engage2.gif Não podemos esquecer também da imagem e reputação que a empresa tem perante a sociedade, o mercado e das condições que oferece em relação à segurança e qualidade de vida que oferece a seus funcionários. Para que esse comprometimento ocorra é necessário que esta observe alguns fatores que poderão contribuir para que isso;

-Em relação às pessoas – Os lideres, gestores, gerentes devem possuir condutas que os transformem em exemplos para seus subordinados e transmitam firmeza e confiança.

-Ao trabalho – A empresa tem que disponibilizar condições e recursos favoráveis no clima organizacional para a realização das tarefas. Desenvolver meios e processos que facilitem as atividades diárias. É essencial que seus funcionários percebam o esforço por parte da empresa para melhorar tais condições.

-Remuneração, Benefícios – Particularmente eu acredito que um bom salário e bons benefícios não são suficientes para que a empresa consiga um alto grau de comprometimento de seus funcionários e reter seus talentos. Não ter política de cargos e salários onde possa proporcionar um desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa passa a ser desestimulante para todos.

-Reconhecimento – Reconhecer o bom desempenho de seus funcionários poderá ser um diferencial na motivação de sua equipe. Cabe as pessoas que exercem uma posição de comando exaltar as qualidades e parabenizar seus colaboradores pelo bom desempenho e execução de suas tarefas. Reconhecer o bom trabalho executado alegra, fortalece e gera autoconfiança, auto-estima das pessoas além de incentivar e motivar a sua equipe em busca de novos resultados.

-Oportunidades existentes – Os novos profissionais não estão dispostos a aceitar o comodismo e o conformismo na vida profissional. A empresa que espera comprometimento de seus colaboradores deverá adotar métodos que possam dar condições e perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Deverá estar bem claro e transparente que todos possuem chances iguais, que não há protecionismo interno, sem preconceito e principalmente sem politicagem para promover os amigos do superior. A empresa deve treinar e incentivar o estudo de seus colaboradores. Se necessário até investir nesse item.

-As práticas e políticas da empresa – Qual a imagem que sua empresa possui no mercado? Pelos consumidores? Pelos seus funcionários? Qual o reconhecimento que ela possui perante o circulo de relacionamento de seus componentes? Descubra e implante meios de encontrar essas respostas. Procure incentivar a diversidade na empresa (raça, sexo, cor, formação, cultura, religiosa, profissional etc..), isso com certeza contribui para um bom clima organizacional, para o desenvolvimento pessoal além de melhorar a imagem interna e externa da empresa.

-Quanto à qualidade de vida - Uma preocupação cada vez mais constante atualmente diz respeito ao desenvolvimento de mecanismos que possibilitem harmonizar os contextos da vida de uma pessoal (pessoal, familiar, afetivo, profissional, espiritual). É necessário desenvolver uma consciência coletiva interna de que o ser humano precisa estar integrado a um conjunto harmonioso de contextos que fazem parte de sua vida. As empresas desenvolvidas e bem sucedidas possuem em seus quadros Gestores que sabem que a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores estão ligadas a quatro dimensões: física, emocional, social e espiritual. É fundamental e essencial que se desenvolva condições internas para que seus colaboradores possam adquirir e expandir conhecimentos para aprender a lidar com essas dimensões.

0,,38075039,00.jpg Finalizando, precisamos estar conscientes e cientes de que os modelos tradicionais de gestão e técnicas de administração que foram usadas e vitoriosas do passado não são mais suficientes para garantir o sucesso das empresas. Não há fórmulas milagrosas e a gestão empresarial também não é ciência.

O grande desafio dos gestores atuais e os do futuro é encontrar métodos e processos ideais para conseguir o comprometimento e empenho de seus colaboradores em prol do crescimento e desenvolvimento da empresa.

 

nbsousa_2005@hotmail.com
COMPROMETIMENTO DE COLABORADORES-É DIFERERNCIAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA. de NBDESOUSA é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil.
Based on a work at nbdesousa.spaceblog.com.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://blogs.abril.com.br/admempresas